Lido: Mar da Tranquilidade (Katja Millay)

00:08

Olá, pessoas!
Tudo certinho com vocês? :)

Como prometido, aqui estou com a resenha de Mar da Tranquilidade, o famoso livro de estreia de Katja Millay. 

Amo essa capa!

Demorei um pouco para começar esse livro, a sinopse não me chamou tanto a atenção, mas, como só vi boas recomendações dele, dei a chance. ;)

Nos primeiros capítulos não fiquei muito empolgada com a leitura, esperei mais um livro de romance na escola, achava que seria super clichê, mas segui com a leitura e fui recompensada com uma história cheia de sentimentos profundos e carregados de emoção. Mar da Tranquilidade conta as histórias de Nastya Kashnikov e Josh Bennett, ambos jovens de 17 anos que se conhecem no colégio e têm um passado pesado. O livro foca mais em Nastya, mas alterna entre os pontos de vista dela e de Josh. 

Nastya, ou Flor do Dia como Josh passa a chamá-la, mudou de sua cidade natal e foi morar com a tia para tentar recomeçar quase três anos depois de ter perdido o que mais amava na vida. O trauma a fez silenciar e partir para tentar sobreviver longe do lugar e da sua família, que involuntariamente a fazem lembrar do incidente, o grande mistério do livro. 

“Pessoas que nunca passaram por merda nenhuma sempre acham que sabem como você deve reagir ao fato de sua vida ter sido destruída. E aquelas que passaram por situações complicadas acreditam que você deveria lidar com as dificuldades do mesmo jeito que elas. Como se existisse um roteiro preestabelecido para sobreviver ao inferno.”

Josh desde de criança foi forçado a lidar com a perda das pessoas que amava. Aos 8 anos perdeu a mãe e a irmã, depois perdeu o pai, a avó e está com o avô em fase terminal. Ele acredita que todas as pessoas que se aproximam dele acabam morrendo, por isso criou uma barreira invisível para manter as pessoas afastadas. Apesar de contar com o importante apoio da família de seu melhor amigo Drew Leighton. Josh e Nastya têm um começo complicado, mas eles vão se aproximando e constroem uma amizade que se torna fundamental aos dois. Josh tem paixão por construir móveis e Nastya tem como objetivo manter a mente sempre ocupada, seja com aulas de defesa pessoal, corridas noturnas, elaboração de deliciosas sobremesas ou passar as noites na garagem de Josh observando e aprendendo o máximo que pode sobre móveis. 

A paixão e o amor entre eles se torna inevitável, apesar do sofrimento palpável de ambos. Os personagens secundários do livro também foram muito bem construídos e são importantes para o desenvolvimento e a superação dos protagonistas. Drew é um deles, um cara que no começo conhecemos como mais um garanhão do colégio, mas que na verdade é um bom e sólido amigo para Josh e passa a ser um ótimo amigo também para a Flor do Dia. Clay também tem um papel importante na história. 

“Toda mulher tem algo que para ela é imperdoável, o que ela nunca seria capaz de superar; e para cada uma é algo diferente. Talvez seja que mintam para ela, que venham a traí-la, sei lá. Ele disse que o segredo dos relacionamentos é descobrir qual é essa coisa imperdoável e nunca cometer esse erro.”

É bem doloroso ver o Josh e a Nastya tentarem seguir com o relacionamento em meio à tanta carga dramática, e é isso torna o livro irresistível. A autora não poupou esforços na riqueza de detalhes com que descreve os sentimentos mais intrínsecos dos personagens, suas angústias e suas dores. 

“Agora estou tentando ver a magia dos milagres cotidianos; o fato de que meu coração continua batendo, de que consigo levantar os pés da terra para caminhar e de que há algo digno de amor. Sei que coisas ruins ainda acontecem. E às vezes ainda me pergunto por que estou viva: mas agora, quando pergunto, tenho uma resposta.”

Mar da Tranquilidade é um livro que nos faz refletir e torcer muito pelo poder da superação, do perdão, de milagres e de segundas chances. Ele realmente meche com as emoções do leitor. Fiquei ansiosa por outros livros da autora.  


Sinopse:
Nastya Kashnikov foi privada daquilo que mais amava e perdeu sua voz e a própria identidade. Agora, dois anos e meio depois, ela se muda para outra cidade, determinada a manter seu passado em segredo e a não deixar ninguém se aproximar. Mas seus planos vão por água abaixo quando encontra um garoto que parece tão antissocial quanto ela. É como se Josh Bennett tivesse um campo de força ao seu redor. Ninguém se aproxima dele, e isso faz com que Nastya fique intrigada, inexplicavelmente atraída por ele.

A história de Josh não é segredo para ninguém. Todas as pessoas que ele amou foram arrancadas prematuramente de sua vida. Agora, aos 17 anos, não restou ninguém. Quando o seu nome é sinônimo de morte, é natural que todos o deixem em paz. Todos menos seu melhor amigo e Nastya, que aos poucos vai se introduzindo em todos os aspectos de sua vida.

À medida que a inegável atração entre os dois fica mais forte, Josh começa a questionar se algum dia descobrirá os segredos que Nastya esconde – ou se é isso mesmo que ele quer.

Autora: Katja Millay
Editora: Arqueiro
Ano: 2014 | Páginas: 368

You Might Also Like

0 comentários